Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:

Ontem, no primeiro dia deste novo ano, no mítico 1/1/11, revi com minha madrecita o filme As horas (EUA, 2002, dir. Stephen Daldry, que amo. Lembro quando assisti pela primeira vez, incentivada pelo meu aluno querido João Marcelo, na Estácio, que me disse em sala: "ontem vi um filme na UFF que só lembrei de você. Chorei sem parar. Hoje tem sessão, num deixa de ver". Obediente, fui conferir. E ele tinha razão: eu amei e chorei sem parar.

Depois, para completar, li o Mrs. Dalloway, da Virginia Woolf, um dos livros mais bonitos e impressionantes da minha vida, e li o romance As horas, de Michael Cunningham, que serviu de inspiração para o filme (que embora seja genial como estratégia narrativa - unir as histórias de três mulheres em décadas diferentes a partir da referência ao livro - é, na minha opinião - coisa rara -, inferior ao filme, embora seja muito legal também).

Mas voltando ao filme em si, acho o desempenho de todos os atores espetacular. Mas minha preferência vai para Julianne Moore e aquela dona de casa norte-americana implodindo por dentro na família perfeita dos anos 50. Adoro! Me lembra a angústia de outra grande atriz, kate Winslet, em desempenho comovente dentro de contexto semelhante em Foi apenas um sonho, de Sam Mendes (EUA, 2009).

E o que isso tem a ver com 2011? Bem, tem uma cena mto tocante no filme em que a personagem de Meryl Streep conversa com sua filha sobre um momento de sua juventude, em que ela experimentara pela primeira vez uma sensação de felicidade muito grande e pensara, confiante, que a felicidade estava começando ali. E que depois ela percebeu que, na verdade, aquele momento era a felicidade em si. Essa cena me toca e me comove toda vez que vejo o filme.

Tudo bem, tem realmente uma certa felicidade que se tem aos 20 anos que não volta mais, é a tal da felicidade a que se refere a personagem (e tão presente no livro da Patti Smith, a que me referi em post anterior). E acho que a gente tem que viver com isso, sabe? Num volta e pronto.

Mas tem tantas pequenas conquistas que podem nos dar outras formas de felicidade, não tão plenas e completas, mas gostosas ainda que fugidias. Estar bem de saúde quando se enfrenta uma crise, por exemplo; curtir um grande amor, mesmo com as incompletudes de qualquer relação; entrar em sala de aula sem perder, ano a ano, o encantamento inicial; rir com os amigos amados, mesmo querendo matá-los vez por outra; ter o prazer de estar ao lado de seus pais, madrinha, irmãos e sobrinhos; descobrir um livro, um autor, um filme, uma arte, um afazer, uma vontade (aprender mecânica de automóveis ou dança de salão, dois sonhos antigos); perder países, como diz Fernando Pessoa a respeito de viajar; planejar mudanças (de emagrecer à casa nova); enfim, uma lista de coisas e pessoas e desejos e sonhos que vão girando a roda e nos fazendo fruir pequenas felicidades.

Assim, faço do parágrafo acima meus compromissos para 2011. Os mesmos de 2010 e 2012, provavelmente. Sem ilusões sobre a grande felicidade. Mas perseverando nas pequenas, elas escorregam, mas com jeitinho a gente dá uma fungadinha nelas...