Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:

Esse foi o prato principal do Cozinhando com Ricoeur, décimo quarto episódio da série Cozinhando com... e o único que farei em 2021. Escolhi a berinjela pois este vegetal é um dos meus alimentos preferidos e só não como mais pq aprendi que ele, em excesso, prejudica o fígado, segundo a nutrição oriental. Mas, moderadamente, é uma boa sempre!


Ingredientes:
- 3 berinjelas pequenas ou médias
- 300g de carne moída bovina 
- molho de tomate
- temperos (cebola, alho, pimenta etc.)
- queijo parmesão ralado
- azeite
- sal

Modo de preparo:

Para fazer essa delicinha, o passo a passo é o seguinte: pegue as berinjelas e lave bem; depois raspe com uma colher o interior de cada berinjela, fazendo com que ela se converta em uma canoa, como na figura abaixo. Coloque um pouco de azeite e sal no interior da berinjela raspada.


As partes retiradas do miolo das berinjelas devem ser desfiadas e misturadas a um molho a bolonhesa, com carne moída, molho de tomate e temperos, já previamente preparada (veja a receita aqui, já usamos a bolonhesa em outro Cozinhando com...).


Depois é pegar essa mistura bonita e gostosa e colocar nas canoas de berinjela, recheando bem. Espalha pra pegar a berinjela de modo geral, pra dar gostinho de molho em tudo.


Aí chegou a vez de pegar um queijinho parmesão ralado e salpicar em cima das berinjelas recheadas. Coloca o quanto der, povo, pra ficar gostoso!


Muito bem! Aí é só levar ao forno, uns 10 a 15 minutos, fica de olho, quando o queijo estiver bem derretido, já pode tirar. Hummmm! Aí fica que nem na foto lá de cima, que abre esse post.

a) Pra acompanhar, um purê de inhame bem simples, que é gostoso e bom pra aumentar a imunidade.

Ingredientes:
2 inhames
cebola
alho
1/2 xícara de leite
coentro
sal


Como fazer: descascar o inhame, cortar em pedaços e colocar na água para cozinhar com um pouco de sal. Quando estiver cozido (espete com garfo pra ver se tá macio), desligar, tirar um pouco a água se for o caso. Em outra panela, preparar um refogado com alho, um pouco de cebola, sal e óleo (tenho usado o de coco sem sabor). Misturar o inhame e amassar com um socador ou pilão. Colocar o leite e misturar. Colocar as folhinhas picadas de coentro (a gosto).

b) Um segundo acompanhamento, a deliciosa Salada Pizza da Luana (que aprendi com a querida Luana Motta)

Ingredientes:
alface
rúcula
presunto
queijo 
milho
cenoura
beterraba
azeitona
repolho
cheiro verde

Modo de fazer: corta tudo bem pequeno e fininho e espalha em uma forma redonda como se fosse fazer uma pizza vegana, coloca tempero a gosto (azeite, vinagre, sal, pimenta etc.) e seja feliz! Eu coloquei a alface a rúcula por baixo, e os demais ingredientes por cima. Fica linda e saborosa!


É isso aí. Ainda fizemos um arroz (veja a receita aqui) e cozinhei na água e sal um pouco de lentilha pra acompanhar o arroz. Ficou simples, delicioso e saudável! Bom apetite, minha gente!