Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
Inverno, frio, dá uma fome, ne? hahahahaha.



Hoje pro almoço fiz um peixe assado que é queridinho do povo aqui de casa. Outro que não é caro e dá pra geral, 4 pessoas comem mt bem. Então, vamos lá, nessa cruzada pela boa alimentação a baixo preço pros meus alunes tudo (podem me convidar pra provar depois!):

1)  Ingredientes:
400 g de filé de tilápia (umas quatro postas), vende no mercado, no hortifruti, tb chamam de saint peter, é peixe de água doce, sem espinha, branquinho e macio.
- 4 batatas médias/grandes
- 1 e 1/2 cebola (se vc ama que nem eu, taca logo duas)
- 2 tomates (tire as sementes, não pode ficar comendo isso pq dá problema no ácido úrico e quando se tem divertículo, vai por mim)
- 1/2 pimentão amarelo ou vermelho (se vc não tem problema com pimentão, pode ser o verde mesmo)
- 6 a 8 dentes de alho

2) Modo de preparar
- corte a batata em rodelas nem muito finas nem muito grossas e espalhe em uma travessa para assar (pode ser tabuleiro), formando uma base para colocar o peixe em cima. Se quiser coloque um pouco de manteiga pra não agarrar, ou um papel laminado por baixo. Use o sal em pitadas pra temperar a batata (não coloque muito pq vc vai colocar mais depois). Dê uma regada com um pouco de azeite (não coloque muito pq vc vai colocar mais depois).

- coloque sobre essa camada de batatas fatiadas as postas de tilápia. Tempere o peixe com sal e um pouco de molho de alho (se não tiver, passe um pouco de alho picado mesmo). Lembre-se sempre: não coloque sal demais, eu em geral vou passando as pitadas de sal no peixe e sentindo se está bom.

- corte o tomate, o pimentão e a cebola em rodelas ou em lascas. espalhe sobre o peixe. Faça de maneira a ficar distribuído e colorido (comemos com os olhos também!)

- coloque os dentes de alho espalhados pelo prato (dica que aprendi recentemente: com a casca. Ela é fundamental para manter os nutrientes do alho enquanto ele assa. E depois de assado ela sai com facilidade e o gosto do alho fica maravilhoso).

- Dê agora uma regada mais generosa de azeite, pro prato ficar mais molhado, e salpique mais, ou seja, coloque um pouco mais de sal, sempre com cuidado.

- Cubra com papel laminado e leve ao forno alto por cerca de 40 a 50 min. Depois retire o papel laminado e deixe mais 10 minutos assando com a travessa descoberta. Fique de olho, especialmente nessa parte final, para não queimar.

Depois pode levar pra mesa e servir, deixa o azeite e o sal pra quem quiser colocar mais um pouco. Mas nem precisa, já vai estar no ponto. Bom apetite!





Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
Então, noites frias pedem uma coisinha quente, ne? Povo adora uma sopa. :)

vou partilhar aqui uma receita que aprendi com minha mãe Maria Lucia Enne, mas que depois modifiquei um pouco, pq cozinhar é coisa alquímica mesmo. É a sopa de couve-flor que aparece aqui embaixo e que fiz hoje. Ela é simples de fazer e beeeeem gostosa. Gosto sempre de partilhar aqui pros meus alunes, especialmente os que moram em república, receitas baratas e fáceis de fazer. Então, vamos lá!


Modo de preparo:

- separe os galhinhos da couve-flor, aproveitando o talo. Coloque pra cozinhar na água e sal. Não ponha muito sal, olha a pressão! E tb pra poder deixar pra colocar mais um pouco de sal no final, quando for fazer o refogado. Deixe cozinhar até ficar suculenta (espete com garfo pra ver). Não deixe que ela fique dura nem mole demais (normalmente cozinha em 15 min em fogo alto);

- jogue a água fora e com uma faca separe as florezinhas do couve-flor cozida do talo. Jogue todo o talo no liquidificador e um pouco das florezinhas tb, mas poucas, pq vc vai precisar das outras. No liquidificador, coloque uns 250 ml de água potável ambiente. Bata um pouco, mas não muito pra ficar um pouco grosso. Se vc tiver salsa, pode jogar um pouco. Tb pode jogar um quarto de cebola. Se tiver caldo knorr, coloque uma lasquinha, mas só uma lasquinha (olha o sódio!)

- numa panela, coloque um pouco de cebola, óleo e sal (num falei pra economizar ao cozinhar???) e dá uma refogada (num coloco alho pq me dá um pouco de gastura de noite, mas se vc não tem isso, coloca um dentinho amassado tb). Aí jogue as florezinhas cozidas nesse refogado e dá aquela misturada bacana, mas cuidado pra não destruir muito as florezinhas, pq é bom poder mastigá-las quando estiver tomando a sopa.

- Agora joga o caldo que vc bateu no liquidificador nessa panela e pronto, deixa esquentar pq já tem uma sopa deliciosa.

- Se vc gostar e tiver em casa, rala um queiinho por cima da sopa, como na foto abaixo. Se gostar tb, coloca umas torradinhas pra acompanhar. Enfim, é delícia mesmo.


Uma couve-flor média dá pra duas pessoas. Uma grande dá pra umas quatro tomarem. Divirta-se. :)