Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
Amo formaturas! Mis alunes me homenageiam frenquentemente e eu adoro estar lá com eles, acho uma festa deliciosa, um ritual bonito de passagem, que une formandes, familiares, amigues, amores e nós os profes. Sempre me emociono com os discursos. Este foi da formatura de Procult turma de 2017/2, que ocorreu no primeiro semestre de 2018. Foi escrito e lido pela queridona Mariana Darsie. Me tocou muito e agora partilho aqui, porque amor nunca é demais! Obrigada, lindezas de pessoas!

"Boa noite. É uma honra poder expressar um pouco do nosso carinho pela Ana Enne, uma pessoa tão maravilhosa.
Embora coordene o programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades, originalmente a professora Ana é do Departamento de Estudos Culturais e Mídia. Então, suas disciplinas são optativas para alunos da graduação em Produção Cultural. Esta antropóloga costuma chegar em nossas vidas quando já estamos na correria, estagiando e começando o TCC. Ainda assim, suas salas de aula estavam sempre cheias, simplesmente porque a sua energia nos dava fôlego para encarar a semana.

Querida Ana,

Que presente foi te encontrar.
Contigo reconhecemos que somos dialéticos. Por um lado, conhecemos a feminista empoderada, inteligente, forte, corajosa. A ariana rainha da problematização. A presença ilustre nas bancas. A pesquisadora crítica e engajada que luta por uma sociedade sem desigualdades. Por outro, a mulher afetuosa, gentil, engraçada. Nossa referência de mediação. A amiga atenciosa que toca Parabéns na gaitinha, que recebe orientandos em casa. A comunicóloga que adora novelas, Roupa Nova e gongar o The Voice. A professora divertida que sonhava em ganhar um flash mob.
Contigo aprendemos a garantir a complexidade da realidade. No entanto, o seu jeitinho de educar nos ajudou a compreender até os conceitos mais difíceis. Você sabe articular teoria e cotidiano como ninguém. Por exemplo, em 2013, anotei no caderno a seguinte frase sua: “Bilhetinho na aula é coisa rica, fruto do letramento!”.
Contigo lemos teóricos da Sociologia, da Filosofia e dos Estudos Culturais, mas também conversamos com a periferia, a favela, o massivo e o popular.
Contigo refletimos sobre a mídia como véu da ideologia e como ferramenta de democratização do discurso. Principalmente, vemos a cultura como arena de disputas, analisamos as fusões e contradições.
Estamos vivendo momentos desafiadores para a democracia. Às vezes, quando ouço uma notícia devastadora e sinto minha esperança diminuir, revisito um texto antigo seu que nos incentiva “a narrar a vida falando de amor, de qualquer coisa do campo da doçura e do prazer”.

Poder ver a sua missão de transformar o mundo se realizando a cada dia é lindo demais. Muito obrigada por se doar tanto para nos ajudar a caminhar ao seu lado nessa jornada. Você ocupa um território especial no nosso curso e dentro de cada um de nós".


Marcadores: , 0 comentários |