Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
Minha gente, decidi q sempre que der tempo vou partilhar algumas descobertas/receitas/macetes simples da minha vida cozinheira. Pra quem se interessar, principalmente meus alunos que moram sozinhos e/ou recém-casaram. :) Aproveito pra deixar de registro, como um livro de receitas blogado. Vou começar com meu arroz consagrado.

1) Como fazer um arroz branquinho, soltinho e delicinha

- Lave bem o arroz (tipo 1, eu uso Tio João), deixando escorrer por um tempo. A quantidade varia de acordo c/ o número de pessoas e/ou dias q vc pretende comer o mesmo arroz (coisa de quem mora sozinho. Não esqueça de guardar o arroz fechado dentro de um recipiente, arroz é danado pra dar bicho). Um copo dá bem pro dia-a-dia de um casal.

- Coloque uma leiteira com água pra ferver (meia leiteira p/ 1 copo).

- Prepare numa panela um refogado com cebola (1/2 pra um copo), alho (3 dentes amassados p/ 1 copo), óleo (eu uso de canela, q é mais saudável. E boto bem pouquinho, pq é p/ refogar, não fritar, e a saúde agradece) e sal a gosto (eu coloco sempre pouco primeiro, depois vou provando a medida em q o arroz vai cozinhando, pra evitar salgar. Mas no total dá uma colher cheia de sobremesa).

- Quando a água da leiteira tiver fervido, é hora de colocar o refogado no fogo. Coloque no fogo médio. Não deixe pegar o fundo, fique mexendo com colher de pau (arroz q pega no fundo fica com gosto de queimado, imperdoável)

- Coloque o arroz sequinho e refogue um pouco tb, misturando bem com o refogado já quentinho. Depois pegue a água da leiteira e coloque na panela do arroz, cobrindo o mesmo em cerca de um dedo. Dê uma mexida com a colher de pau pra desgrudar os grãos mais teimosos.:))) Deixe o arroz destampado.

- Ponha uma música na cozinha, fique dançando, faça outras coisas (eu sempre lavo louça, quando não tenho outro prato pra preparar)... MAS NÃO SE AFASTE DO ARROZ, tipo pra ir no computador, falar no cel, ver tevê. É CERTO QUE ELE IRÁ QUEIMAR, é uma lei! Fique por perto, de olho vivo. Quando a água do arroz baixar e o topo dele aparecer, coloque água novamente, cobrindo um dedo. Dê uma provada pra ver a quantas está o sal. Se sentir que tá faltando, ponha mais um pouco, mas com cuidado.

- Repita essa operação mais uma vez. Nesta última, prove e veja se o arroz já está com aquela textura de cozidinho (ele já vai estar). Aí tampe a panela e deixe o arroz secar. MAS ATENÇÃO: essa é a hora decisiva. De vez em quando, coloque uma colher pra ver como está a água, se está secando etc. E, principalmente, fique ligado no barulho da secagem, pq qdo o arroz começa a pegar o barulho muda. Quando tiver secado, desligue (na dúvida, eu sempre desligo. Melhor arroz um pouco molhado do que queimado).

Bem, é assim que eu faço. Fica bem gostoso. E com a prática vc fica mais ligado em tudo, portanto, não se preocupe se das primeiras vezes não der muito certo. Tamo junto!