Karina Limeira Brandão, mais conhecida como anaenne:
E pra festa ficar completa, replico aqui o discurso lindo que a Mariana Cardinot, formanda de 2016/2 em Estudos de Mídia, fez pra me homenagear na formatura. Foi um daqueles dias mágicos que só a relação prof/aluno pode explicar. Te amo, Mari queridona, vou guardar pra sempre!



"Boa noite gente, é honra poder estar aqui e falar em nome da turma dessa pessoa, desse ser humano incrível, dessa mulher que é a Ana.  ~e uma dificuldade absurda tb, aquariana neah gente é difícil fazer essas declarações públicas de afeto, mas juro que temos coração sim ~                    
Estava eu reflexiva aqui, e como é que pode uma Ariana gente, ARIANA ser tão amada e homenageada há tantos anos quanto essa mulher é. Isso desafia a astrologia e merece um estudo real (Fica dica aí para próximas pesquisas).

A  ana é o nosso primeiro contato na graduação de mulher forte, que quebra padrões e quem vem desfazendo, construindo e desconstruindo tudo na nossa cabeça. Tudo que se aprendeu a vida toda de como um aluno precisa ser para ser um bom aluno, e de normas de como um professor precisa seguir, com ana, isso não existe. Esses dias eu li em uma postagem que ela mesma fez no facebook em que criticava esse desejo do professor de se ter uma atenção exclusiva do aluno durante toda a aula que me fez lembrar o motivo que me fez me apaixonar cada dia mais em ser sua aluna e em frequentar suas aulas. “No caso de uma aula, são meus alunes, que mediadores que são, vão se apropriar do discurso-aula de formas diferenciadas, dispersas, resignificantes. E, para isso, a desatenção é parte fundamental, para que os jogos matéria e memória, corpo presente e camadas de imaginação, movimentos de extensão e distensão que são a vida, possam acontecer.
Nós alunes , distraídos porém atentos, mandamos florzinhas de gratidão por isso.

E a Ana é um combo de ensinamentos. Na sala de aula ensina que não precisa cobrar presença para se ter aulas lotadas, ensina que a vida as vezes é uma aula, e que a  gente aprende coisas na aula que leva para a vida. Que o BBB pode dizer muito sobre quem a gente é, que “Vale Tudo” é um novelão da pourra. Sim, podemos aprender sociologia com novelas, séries e coisas que a gente mais gosta de fazer. E que the voice kids pode ser o melhor programa de TV se juntar a galera para comentar no Facebook. Ninguém sai ileso dessa relação. Uma vez que assistiu uma aula da Ana, você leva ela com você pra onde vc for. E tem esse papo que ainda não superamos de que  “Nenhum discurso é essencialmente verdade”? vai dando um bug real na cabeça. Ela tá inventando essa história meu brasel? isso é verdade povo? acho que nem ela sabe.

Em janeiro desse ano, eu apresentei meu TCC e ela esteve entre os professores da banca e disse “As vezes, a gente tem medo que as coisas acabem. É difícil mesmo concluir algo que a gente gosta. Vocês ficam dizendo aí que a vida é fluxo, a vida não é fluxo não, a vida é ciclo.” E hoje estamos aqui juntos, fechando nosso ciclo. E queremos agradecer o privilégio que é ter tido você como parte disso. Obrigada."
Marcadores: , , ,